Logo R7.com
RecordPlus
Mãe

Gabriela Pelliccia dá voz a Turna na novela Mãe e enaltece o trabalho da atriz Beren Gökyıldız: ‘Transmite doçura e firmeza’

Dubladora tem mais de uma década de experiência, mas foi a primeira fez que dublou uma criança no idioma turco

Entrevistas|Bianca Godoi, do site oficial

  • Google News
Gabriela Pelliccia é a dubladora da Melek/Turna na novela Mãe Arquivo Pessoal e Reprodução/RECORD

Gabriela Pelliccia dá voz à pequena e inteligente Melek/Turna (Beren Gökyıldız) na novela Mãe. Com mais de uma década de experiência como dubladora, a profissional se viu diante de um desafio inédito em sua carreira: dublar uma criança no idioma turco. E ao site oficial, ela revelou detalhes da experiência, enalteceu o trabalho da atriz Beren Gökyıldız e relembrou marcos em sua profissão.

“Dublar a Melek/Turna foi uma experiência linda e muito intensa, é uma história que mexe com a gente, eu gravava e chorava. A Beren é uma atriz excepcional que conseguiu transmitir doçura ao papel e, ao mesmo tempo, mostrou que a personagem é uma criança super articulada e forte. Então esse foi o principal desafio, porque a voz não poderia ser muito infantil, nem tão adulta. Além do jeito de falar, para encontrar a dicção correta”, contou.


Leia também:

Antes da novela Mãe, Gabriela já havia dublado crianças e trabalhado em produções turcas, mas foi a primeira vez que ela juntou as duas coisas no mesmo projeto.

“O idioma turco é muito diferente do nosso. Então, outra tarefa difícil foi encontrar as bilabiais [sons que são produzidos com os dois lábios juntos] que se encaixassem com a fala original. E reproduzir todas as reações da Beren, porque uma criança não se comunica como um adulto. Na época, eu não tinha tanta experiência com a dublagem turca e fui ganhando essa habilidade durante a novela, entendendo o ritmo da atriz, onde ela fazia a pausa. É muito importante respirarmos com a personagem, porque a Melek/Turna é uma criança, então, às vezes, ela se empolga e fala sem parar. Fui aprendendo com a Beren conforme os capítulos”, afirmou.


Personagem é vivida pela atriz Beren Gökyıldız Reprodução/RECORD

A exibição da trama turca na RECORD trouxe realizações para a dubladora, como ver seu trabalho em rede nacional e receber o carinho dos fãs.

“Estar na tela da emissora é incrível, é uma responsabilidade linda e um combustível para continuar dublando. Desde que a novela Mãe começou a passar na RECORD, as pessoas têm me procurado nas redes sociais. É gratificante. A trama aconteceu na Turquia, mas poderia ser no Brasil, e a dublagem faz com que a história seja universal e alcance mais pessoas. Quando os telespectadores usam o tempo deles para falar do seu trabalho, é a melhor forma de reconhecimento. Estou muito feliz e sou grata a essa profissão”, disse.


Vida e carreira

Gabriela Pelliccia atua como dubladora há mais de uma década Arquivo Pessoal

Os idiomas sempre estiveram presentes na vida de Gabriela, que nasceu na Argentina e foi criada no Brasil. Por isso, ela valoriza tanto o papel da dublagem. “O nosso próprio idioma é a nossa casa. Quando viajamos para um país diferente e escutamos alguém falar nossa língua, é um respiro, o mesmo acontece com filmes e novelas”.

Quem acompanha o trabalho da dubladora e a vê reproduzir diferentes vozes não imagina o motivo que a fez entrar para o mundo artístico. “Eu comecei a fazer teatro porque era tímida demais e tinha vergonha de falar. Na escola até chamaram os meus pais para uma reunião sobre isso, preocupados com o meu desenvolvimento. Então, com sete anos de idade, entrei para o teatro, amei e nunca mais parei. Hoje é a minha profissão”.


E o trabalho de Gabriela já foi reconhecido internacionalmente. Em 2021, ela foi indicada ao Voice Arts Awards, na categoria Dublagem de Excelência em TV, Cinema ou Games como Melhor Performance de Voz na Língua Portuguesa, pelo trabalho na série israelita Dumb.

“Fui uma das três finalistas e só de pensar que tiveram juízes que escutaram o meu trabalho e votaram, é muito legal. Para mim foi muito gratificante. A indicação já foi um grande prêmio”, declarou.

Celebração do projeto

Ao final, a dubladora fez questão de destacar a importância da novela Mãe para sua vida e carreira. “A trama conquista desde o primeiro minuto. Agora que sou mãe, por exemplo, enxergo o projeto como um lindo trabalho sobre maternidade além dos laços de sangue. É uma das novelas mais especiais na qual já trabalhei. A Beren tem um desempenho maravilhoso como Melek/Turna, e vale muito a pena acompanhar na RECORD”.

Acompanhe a novela Mãe de segunda a sexta, às 21h, na tela da RECORD. Acesse o RecordPlus para rever os capítulos.

Dupla de milhões! Confira cenas de puro afeto entre a Senhora Pateta e a Turna

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.